"OLHOS AZUIS - um duelo na fronteira"
Direção: José Joffily
Atores: David Rasche, Cristina Lago, Irandhir Santos, entre outros
Sinopse
"Marshall (David Rasche) é o chefe do Departamento de Imigração do aeroporto JFK, nos Estados Unidos. Ele está prestes a se aposentar e decide começar a comemorar no último dia de trabalho, juntamente com seus colegas Sandra (Erica Gimpel) e Bob (Frank Grillo). Marshall começa a beber e resolve se divertir com um grupo de imigrantes, complicando sua entrada no país apenas por diversão. Entre eles está Nonato (Irandhir Santos), seu alvo predileto, que faz com que ele viaje ao Brasil. No caminho ele conhece Bia (Cristina Lago), uma prostituta que o ajuda em sua busca."
Sempre admirei as boas obras do cinema nacional, mas sempre ficava me questionando porque o cinema nacional não arriscava temas mais universais, que não explorasse apenas a nossa rica diversidade cultural ou a violência das grandes cidades, mas que pudesse tangenciar outras culturas, outros países e ser mais intelígivel ao público externo. OLHOS AZUIS preencheu no meu entendimento esta lacuna. As interpretações são fantásticas e trazem a tona as consequências da ignorância geradora direta dos mais diversos preconceitos. De forma sutil, inteligente e convincente o filme traz sob a ótica de um imigrante brasileiro temas como xenofobia, discriminação, racismo, humilhação em uma dimensão integradora das realidades latino-americanas.
Vale a pena ver e colocar em discussão em temas que se ligam à sociologia, cultura, cultura brasileira, identidades, ideologias, etc...
http://www.youtube.com/watch?v=ZybTJVGxF6Q
Nenhum comentário:
Postar um comentário